Zacarias morreu há 28 anos e quase ninguém sabe a causa da morte; veja a verdade

O querido humorista Mauro Faccio Gonçalves morreu muito magro e muitos chegaram a dizer que era Aids. Saiba a verdade.

O querido humorista Mauro Faccio Gonçalves morreu muito magro e muitos chegaram a dizer que era Aids. Saiba a verdade.

Foto Reprodução (Zacarias)

#Zacarias é, foi e sempre será um dos maiores humoristas de toda a história do país. Dificilmente a história do sr. Mauro Faccio Gonçalves será esquecida. O ator já morreu há mais de 28 anos e até hoje é lembrado, até por quem não o conheceu ou não era vivo enquanto ele fazia parte da trupe de 'Os Trapalhões'. É que recentemente, para ajudar na lembrança do público, a Rede Globo promoveu um remake do humorístico trazendo à tona uma versão moderna de 'Os Trapalhões'. A série que contou com atores da nova geração foi muito criticada e acabou não sendo renovada. De todo modo, foi mais uma forma do público lembrar o trabalho de Zacarias. Além do baixinho engraçado, Mussum também, que ajudava no pano de fundo (ou escada) para Dedé e Didi nos quadros de humor, faleceu. Vivos hoje apenas Dedé Santana e Didi Mocó (Renato Aragão).

Mauro Faccio Gonçalves - Zacarias (Foto Divulgação)

Zacarias morreu de quê?

A verdade é que Zacarias morreu no ostracismo em 18 de março de 1990, ou seja há quase 30 anos. Na época de sua morte, 'Os Trapalhões' já não era mais exibido de forma recorrente e eles não mais gravavam com frequência. Praticamente esquecido, Mauro Gonçalves era muito vaidoso e queria mesmo perder os quilinhos extras para ficar mais bonito. Pois bem, segundo o portal TV Foco em entrevista recente, foi esta armadilha que acabou com a vida do querido humorista. Pouco antes de sua morte, o ator de Zacarias acabou ingerindo diversos remédios com o objetivo de emagrecer, mas sem nenhuma prescrição ou acompanhamento médico. Ele até conseguiu emagrecer 20 quilos, mas os quilos que se foram, também levaram sua saúde. Mais magro e debilitado, porém, Mauro começou a sofrer mais que o normal até com doenças simples, como uma simples gripe. Entretanto, foi quando seus pulmões começaram a 'reclamar' que o ator entrou em um quadro de saúde irreversível. Seus pulmões pararam de funcionar, o ator sofreu com uma insuficiência respiratória que acabou levando o humorista para um 'plano superior'.

Mauro Faccio Gonçalves - Foto Reprodução.

Ao menos, esta é a versão oficial que sempre foi sustentada pela família.

Por outro lado, a versão paralela dizia que o ator acabou vivendo uma vida promíscua depois de 'Os Trapalhões' e por conta disso ele acabou contraindo o vírus HIV e morrendo debilitado por conta da Aids. De todo modo, esta versão jamais foi comprovada e resta aos fãs acreditar mesmo na versão oficial. Zacarias não deixou filhos.

A história de Mauro Faccio Gonçalves o comediante Zacarias.

Mauro nasceu em uma família humilde com onze irmãos em Sete Lagoas, cidade do interior de Minas Gerais. Antes de se tornar famoso, foi vendedor de sapatos e trabalhou em uma fábrica de café, onde seu pai já trabalhava. Era filho de Mariano Gonçalves e Virgínia Faccio. Mauro estudou no Colégio Diocesano Dom Silvério de Sete Lagoas. Começou a carreira no rádio em 1955, na Rádio Cultura de Sete Lagoas, num programa humorístico chamado Em Babozal Era Assim. No ano seguinte, formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Sete Lagoas. Através do humor, logo tornou-se conhecido pela incrível habilidade de trocar de vozes, criando vários tipos completamente diferentes, e de imitar animais com rara perfeição.

Gif animado do Zacarias.

Mudou-se para Belo Horizonte em 1957, onde tentou estudar Arquitetura, trabalhando ao mesmo tempo como bancário. Porém, dificuldades financeiras o impediram de iniciar o curso. Na capital mineira, Mauro trabalhou na Rádio Inconfidência, fazendo três programas, sendo que o que mais o marcou como comediante foi Arte Final. Logo veio o reconhecimento: foi considerado o melhor comediante do rádio de 1960 a 1963. Ainda em Belo Horizonte, fez sua estreia na televisão, na TV Itacolomi, no programa Tribunal de Calouros.

Risos do Zacarias - Gif animado.

Em 1963, recebeu uma proposta para trabalhar na TV Excelsior do Rio de Janeiro, a convite de Wilton Franco. Apesar da timidez - que inicialmente o impedia de trabalhar na televisão - Mauro estreou em um programa de calouros, onde criou cinco personagens, incluindo o Garçom Moranguinho, fazendo grande sucesso inspirado num garçom da terra natal dele. Mais tarde, foi para a Rede Record, para fazer parte do elenco de A Praça da Alegria e Os Insociáveis[2] Sua participação no programa fez com que Renato Aragão o convidasse para ser efetivado no grupo "Os Trapalhões". Mauro foi o último a integrar o grupo, do qual já faziam parte Didi, Dedé e Mussum, completando assim a formação do quarteto em 1976.

Zacarias - Gif Animado.

Além do personagem Zacarias, Mauro Gonçalves também era a voz que interagia com o personagem Aparício, interpretado por Renato Aragão, e fez um filme com Roberto Machado, intitulado Deu A Louca Nas Mulheres. Em 1970, foi premiado pela sua interpretação na peça "A Dama do Camarote". Permaneceu no grupo "Os Trapalhões" até 1990, ano em que faleceu. Seu último filme foi Uma Escola Atrapalhada. Zacarias foi casado por 15 anos com a atriz e dubladora Selma Lopes e adotou Maria Laura, filha de um casamento anterior de Selma. Após a separação, os dois ainda continuaram amigos, tanto é que Selma participou de vários quadros d'os Trapalhões. O trapalhão também já namorou com a cantora Waleska, de 1979 a 1981.

E vocês conheciam o trabalho do Zacarias? já assistiu a algum episódio dos trapalhões? bons tempos,Deixe o seu comentário abaixo sobre esse grande humorista e compartilhe com os amigos.

Artigos Recomendados