Espinhas no corpo: cada local indica problemas diferentes.

Descubra o que pode causar espinhas nas costas, braços e até no bumbum

As espinhas não nascem apenas no rosto: elas podem surgir também por diversos lugares do corpo, como costas, braços e até no bumbum. Além disso, cada lugar pode indicar algo diferente sobre a sua saúde, podendo estar associadas a alterações hormonais ou medicamentosas. É importante ficar atento e procurar por ajuda de um dermatologista.

As espinhas surgem a partir do acúmulo de secreção oleosa nas glândulas sebáceas que, ao ter contato com bactérias, promovem um processo inflamatório e levam a formação de lesões vermelhas e pustulosas.

O que cada local do corpo indica?

Os locais onde as espinhas aparecem no corpo podem indicar complicações de saúde. É importante procurar um dermatologista, para que ele analise o grau da acne no corpo e as possíveis causas.

Espinhas nas costas: Conforme a dermatologista Emily Alvernaz, especialista da clínica Goa (RJ), as espinhas nas costas é provocada normalmente em pessoas que têm um grau de oleosidade maior, principalmente os homens. Mesmo assim, pode aparecer em ambos os sexos quando há alteração da produção do sebo. "A principal causa é o uso de hormônios androgênicos, como uso de esteroides anabolizantes ou anticoncepcionais com baixas dosagens de estrogênios", explica a especialista.

Espinhas nos braços: Segundo a dermatologista Luciana de Abreu, especialista da clínica Dr. André Braz, as espinhas nos braços podem estar relacionadas a acne ocupacional causada pela exposição aos hidrocarbonetos clorados, aos derivados do alcatrão e a óleos de corte. Além disso, a especialista Emily afirma que portadores de doença celíaca ou intolerantes ao glúten também podem apresentar lesões semelhantes à acne nos braços.

Espinhas no busto: Nas mulheres é conhecida como acne da mulher adulta. A especialista Luciana informa que as espinhas nesse local podem piorar no período pré-menstrual e tem relação com alterações hormonais.

Espinhas no bumbum: De acordo com o dermatologista Eduardo Drummond, as espinhas no bumbum podem estar relacionadas ao uso de anabolizantes. Além disso, alguns hábitos alimentares podem estar fazendo mal para a saúde do corpo.

Tratamento para espinhas no corpo

Os especialistas aconselham nunca espremer uma espinha inflamatória, pois há riscos graves de gerar uma infecção mais profunda e generalizada próxima ao local da lesão, necessitando algumas vezes de drenagem cirúrgica e internação hospitalar.

Todo caso de acne profunda e inflamatória deve ser acompanhada por um médico para que ele receite o melhor tratamento.

Segundo a dermatologista Luciana de Abreu, existem tratamentos tópicos como sabonetes e cremes, prescritos pelo especialista. Porém, pode ser necessária a associação de tratamentos orais mais potentes como antibióticos e isotretinoína oral. Nos homens, é preciso realizar uma avaliação hormonal completa para averiguar e tratar os distúrbios hormonais.

O dermatologista Eduardo Drummond afirma que toda acne mais extensa precisa de uso de uma preparação local, contendo um ou mais dos princípios ativos, como peróxido de benzoíla, ácido salicílico, enxofre, sulfeto de potássio. Vale lembrar que muitos não podem ser associados entre si, portanto só o dermatologista pode preparar a melhor combinação para você.

Artigos Recomendados